Na Medicina Tradicional Chinesa, o período pós-parto é definido como os 4 meses após o parto. O primeiro mês é chamado de Mês Dourado. É dado um grande ênfase na recuperação da mãe durante este período, devendo descansar bem, alimentar-se bem e ser apoiada pela família. O Mês Dourado é um período para a mãe estar longe da vida habitual, evitar stress excessivo e perturbações emocionais, trabalhar em demasia e acima de tudo, é uma fase em que deve ser apoiada e acompanhada.
Os outros 3 meses são chamados de “Grande Lua Cheia” e a mãe deve continuar a ter cuidado e a ser suportada pela comunidade.
A Fisiologia energética da amamentação
A MTC vê o útero e as mamas como sendo influenciados pelos Vasos Maravilhosos, especialmente o Chong Mai. O Chong Mai é o Mar de Sangue. O leite é o resultado da condição do Sangue e da circulação no Chong Mai e outros meridianos. A circulação do sangue para as mamas e para o útero é regulada pelo Chong Mai.
A condição das mamas e do Sangue é dependente do Baço, Fígado e Rim. Estes três órgãos são importantes na regulação do fluxo de Qi e pela formação do Sangue.
O Chong Mai e o Sangue
Após a concepção e com o cessar da menstruação, o corpo aumenta os seus níveis de Sangue, por não haver perda de sangue menstrual. Uma vez que o embrião tem poucas necessidades no primeiro trimestre, pouco sangue é retido no Aquecedor Inferior. Gradualmente o Sangue é transferido do Aquecedor Inferior para o Aquecedor Superior, preparando a amamentação. Essa alteração e o aumento da quantidade de Sangue pode levar à subida e acúmulo temporário no tronco, causando sensações de calor no alto, e que pode resultar em enjoos matinais, aumento mamário e instabilidade emocional.
No segundo trimestre, o feto precisa de mais sangue para se desenvolver. A placenta tem um importante papel na regulação das hormonas e do fluxo sanguíneo para o feto, fazendo com que as sensações de calor abrandem nesta altura. É o período de consolidação da energia do Chong Mai em torno do útero e do feto.
No terceiro trimestre, o feto precisa de imenso sangue para suportar o rápido ganho de peso e aumento de gordura. É nesta altura que a mãe tem tendência para a anemia. Não é um típico vazio de Sangue, uma vez que há mais sangue no corpo, o que ocorre é o seu redireccionamento para o feto. Por outro lado, a composição do sangue alterou-se devido à adição de Jing através do sangue menstrual e da transformação em Leite. Após o parto, quando ocorre a primeira mamada, há o redireccionamento da energia do Chong Mai, que é dirigida para a mama.
O Chong Mai tem um papel importante no restabelecimento da saúde da mãe e da sua energia e, se estiver a amamentar, em reforçar a energia do seu bebé.
Meridianos e Órgãos envolvidos na amamentação
Além do Chong Mai, outros meridianos e órgãos respetivos estão relacionados com a amamentação, entre eles o Baço-Pâncreas, o Fígado, o Estômago e o Rim.
Baço e Estômago
O Baço e o Estômago são os dois órgãos do Aquecedor Médio responsáveis pela transformação dos alimentos em Qi. Dessa transformação será produzido Sangue, que é a base do leite materno. Uma boa alimentação e um Baço tonificado traduzir-se- á num leite mais rico e num desenvolvimento mais rápido do bebé, para além de que ajudará na recuperação das estruturas pélvicas da mãe, evitando futuros prolapsos.
Por outro lado, o meridiano do Estômago é extremamente importante, uma vez que passa no mamilo, sendo vital uma correta circulação da energia neste meridiano.
A alimentação ajudará ainda a suportar a reforçar o Jing Qi, contribuindo para a recuperação da mulher e desenvolvimento do recém-nascido.
Fígado
O Fígado é um órgão importante para apoiar as mudanças no ciclo do sangue no pós- parto. Ele armazena o Sangue e controla os músculos e tendões, contribuindo para a recuperação da musculatura alterada durante a gravidez. A sua harmonia permite também um bom equilíbrio emocional, que é por vezes difícil de alcançar numa altura de tão grandes mudanças como é a chegada de um filho. Os problemas emocionais, como preocupação e raiva podem afetar a energia do Fígado.
Rim
A energia do Rim e o Jing estão debilitados no pós-parto, uma vez que a mãe alimentou o bebé durante a gravidez com o seu Jing e recorre a ele durante o esforço do parto. Também através da amamentação está a transferir o seu Jing, uma vez que o Jing é necessário para a formação do Sangue e o Sangue é a fonte do leite materno. Uma vez que o Jing não pode ser novamente aumentado, o Rim deve ser reforçado e evitado o seu desgaste. Para tal a mãe deverá descansar, evitar stress e alimentar-se bem.
Cuidados gerais na amamentação
É importante a mãe fazer exercícios suaves, para prevenir a estagnação de Qi, mas não exercício excessivo pois pode esgotar ainda mais a sua energia. O Qi pode ser trabalhado com exercícios de respiração e seguindo uma dieta nutritiva e adaptada à sua condição. Isto significa que os meridianos do Pulmão e Estômago são especialmente importantes nesta fase e não devem ser dispersados. O Qi deve ser especialmente reforçado durante a amamentação.
Considera-se que o leite materno é a transformação do Sangue, portanto, se o sangue na mãe está fraco, ela não será capaz de produzir leite suficiente. O Sangue é aumentado com a dieta e exercício, bem como pelo suporte dos meridianos-chave (Chong Mai, Baço, Estômago, Rim, Pulmão).
Se o Chong Mais está vazio, o Mar de sangue está fraco não havendo leite suficiente. Se o Qi do Chong Mai não flui, então os canais que conectam na mama estarão bloqueados, e não o leite circulará ainda que possa ser abundante.
Medicina Tradicional Chinesa durante a amamentação
Acupunctura
A Acupunctura pode ser utilizada para o reforço do Qi e Sangue da mãe, bem como para o reajuste da sua condição energética. Pode ser preventiva de complicações na mama ou como forma de aliviar as já existentes.
Pontos de acupunctura distais que são os mais utilizados para problemas relacionados com a mama e com a amamentação. São pontos gerais de tonificação do Qi e Sangue, de mobilização do Qi e com ação distal sobre a mama. Podem ser utilizados sempre que ocorram alterações na amamentação, de acordo com o diagnóstico elaborado, em conjunto com outros possíveis pontos para complementar o tratamento.
Massagem TuiNa na Mama
A massagem TuiNa pode ajudar a mãe a sentir-se melhor e mais relaxada perante a tarefa de amamentar. Apesar da mama ser uma área íntima na mulher, esta pode estar aberta à massagem enquanto forma de prevenir e aliviar possíveis complicações da amamentação. A massagem deve ser suave, em movimentos circulares.
A massagem TuiNa deve ter ênfase ao longo dos meridianos do Estômago, Rim, Vesícula Biliar e Vaso de Concepção, no peito, podendo ainda ser trabalhados os meridianos do Baço, Coração, Mestre do Coração e Pulmão. Pode ainda ser trabalhado o Intestino Delgado no ombro, pois ajuda a aliviar a tensão na mama.
Dietética Chinesa durante a Amamentação
A dieta durante a amamentação deve ser especialmente cuidada, tomando atenção a determinados alimentos e privilegiando outros.
Neste período a mãe deve reforçar o consumo hídrico, sendo prioritário fazê-lo antes de qualquer alteração alimentar. O leite é um fluido, portanto há que assegurar que as suas bases (água) estão em bons níveis!
Alguns alimentos são conhecidos pela sua capacidade galactagoga, isto é, de promover a produção de leite. A ação deles é, na sua maioria a tonificação do Qi do Baço, bem
como do Sangue do Fígado.
Apesar dos cuidados para não ingerir gordura em excesso, a mulher deve incluir algumas gorduras na sua alimentação, principalmente azeite e óleos de peixe, deste modo, proporciona mais facilidade nos movimentos intestinais da criança. A beterraba também é um bom alimento para a mãe consumir durante a amamentação, para aliviar a obstipação da criança. Os ovos, o milho e os frutos secos são excelentes fontes de gordura, e vão tonificar o Qi. No entanto, deve haver cuidado pois são alimentos com alta tendência alergénica, podendo desencadear alergia no bebé.
A mãe deve evitar produtos refinados, com muito açúcar, com muito sal, alimentos congelados, e procurar ter uma alimentação com base em alimentos frescos, para conseguir ter os nutrientes e vitaminas mais disponíveis no leite para o seu bebé. Evitar ainda alimentos picantes (pimenta, alho, etc.), pois criam gases no bebé e podem alterar o sabor do leite, levando à recusa na amamentação.
Patologias e diferenciação de síndromes
Mastite
Na Medicina Tradicional Chinesa a Mastite no pós-parto pode ser por Estagnação de QI do Fígado com Subida do Calor do Estômago ou Invasão de Calor Tóxico.
– Estagnação do Qi do Fígado com Calor no Estômago – pelos bloqueios emocionais e ingestão de muitos alimentos gordurosos e picantes, o calor do Estômago e a Estagnação vão originar infeção.
Sinais e sintomas: A secreção do leite não é suave, stress, dieta imprópria, sintomas de gripe, Sintomas de calor do Estômago e Fígado
Princípio de tratamento: Suavizar o Qi do Fígado; Clarear o Calor do Estômago; Promover a secreção do leite; Dissolver os acúmulos
Acupunctura: Pontos locais, 2 F, 3 F, 44 E, 6MC, 4F, 34 VB, 36 E
Fitoterapia: Gua Lou Niu Bang Zi Tang
Aplicação de compressas com infusão de dente-de-leão sobre a mama
– Invasão de Calor Tóxico – Pelas pequenas fissuras no mamilo pode ocorrer invasão de fator patogénico externo, que desencadeia a infecção.
Sinais e sintomas: Protuberância dura no peito com vermelhidão e sensação de calor na pele, febre. Pode sentir-se pulso sobre o abcesso. O abcesso pode conter pus, visível.
Acupunctura: Pontos locais, 4 IG, 11 IG, 12 E, 41 VB
Princípio de tratamento: Eliminar calor, Fortificar o Wei Qi para expelir o pus
Fitoterapia: Tou Li Xiao Du San ou Xian Fang Huo Ming Yin
Produção insuficiente de Leite
A produção insuficiente de leite pode dever-se a deficiência no Qi e Sangue ou então a Estagnação de Qi.
– Deficiência de Qi e Sangue
Causas: perda de sangue e Qi durante o parto; constituição fraca; gravidez muito cedo ou tardia
Sinais e sintomas: Mamas flácidas, nunca ficam engorgitadas; o leite é aguado; pode haver descargas hemorrágicas vaginais abundantes
Princípio de tratamento: Nutrir Qi e Sangue para aumentar a produção de leite
Fitoterapia: Tong Ru Dan
– Estagnação de Qi do Fígado
Causas: O stress pode causar a diminuição de leite produzido. As emoções podem ainda causar distensão mamária, dor, etc.
Princípio de tratamento: Mover o Qi do Fígado para promover o fluxo de leite
Acupunctura: Pontos locais, 34 VB, 3 F, 14 F, 6 MC
Fitoterapia: Xia Ru Yong Quan
Ao longo dos séculos a amamentação tem sido a fonte primária de alimento do recém- nascido, uma dádiva da Natureza para preparar o novo ser para as adversidades nesse mundo estranho e desconhecido. Apesar de atualmente existirem inúmeras formas de substituir o leite materno, nenhuma delas é tão capaz de desenvolver e proteger o bebé.
Enquanto profissionais de saúde, os especialistas de Medicina Tradicional Chinesa são veículos de informação às futuras mães, apaziguadores de receios infundados, mobilizadores da amamentação e uma excelente fonte de prevenção e tratamento das questões da amamentação. Podem e devem ser utilizados os imensos recursos que a Medicina Chinesa tem, para a promoção da amamentação e reforço do vínculo e partilha feliz entre mãe e filho!
Artigo escrito por Ana Margarida Nunes Celso, editado a traduzido por Constança Castro e publicado por Catarina Simões.