Psicologia Ocidental & Psiquiatria em MTC

Psicologia Ocidental e Medicina Tradicional Chinesa - lugares e movimentos, de encontro

Todos nós aprendemos que a saúde é o completo bem-estar físico, social e mental, e não só a ausência de doença ou enfermidade (OMS). Porém, ao longo da vida, também aprendemos a colocar em segundo, terceiro e quarto lugares, a saúde mental. Diariamente pensamos que devíamos mudar isto ou aquilo, todos nos apercebemos que dormimos a noite toda mas não descansamos, que choramos com um filme, mas não nos comovemos com o que se passa ao nosso lado, que somos um poço de contradições, mas mesmo assim continuamos a apostar num “estar” que questionamos.
Até que chega uma pandemia, uma ginasta em burnout e constatamos o quanto importante é a nossa saúde mental, como também afecta a nossa saúde física e claro, o outro vértice do triângulo, a saúde social.
A psicologia, sendo área da ciência que estuda a mente, o comportamento humano e as suas interacções com o ambiente físico e social, procura diagnosticar, compreender, explicar e orientar, os comportamentos humanos. É uma área da ciência relativamente nova que abrange muitas subáreas de estudo, tais como a Clínica, Saúde, Educacional, Forense, Social, Organizacional, etc.

Com a partilha cada vez maior de conhecimento entre ocidente e oriente, também na área da saúde, essa troca se deu, e assim faz hoje parte da nossa vida, a Medicina Tradicional Chinesa, isto é, o conjunto de práticas de medicina em uso na China, e desenvolvidas no curso de sua história. Tem, por princípio básico, a teoria da energia vital do corpo (chi ou qi) que circula pelo corpo através de canais, chamados de meridianos. Os principais métodos de tratamento são a massagem Tui Na, a Acupunctura, a Moxabustão, a Fitoterapia, a Dietética e as Práticas físicas. Estas últimas integram o Qigong, a Meditação, e o Tai chi.
Mais do que fazer a comparação destes conhecimentos, vamos á procura dos seus pontos de encontro.
A nossa ponte será o Chikung, ou seja o trabalho e/ou exercício de cultivo da energia.

Um fim de semana dedicado à Psicologia e Psiquiatria Ocidental e Oriental.

Conteúdo a mostrar/esconder
Reconhecimento geral da correspondência entre os conceitos da Psicologia e a abordagem holística da Medicina Tradicional Chinesa, no caso específico do Chi Kung.
Pretende-se que no final da formação o formando esteja sensibilizado para desenvolver o trabalho da parte mental através do movimento praticado no Chikung.
  1. Psicologia, definição e historia
    1. Processos Psicológicos básicos
    2. Princípios Básicos
  2. Perturbação mental
    1. Conceito e classificação
    2. Perturbações de Personalidade
  3. Medicina Tradicional Chinesa
    1. Conceitos Básicos
    2. Práticas Físicas – o caso do ChiKung
  4. Pontos de Encontro entre a Psicologia e a Medicina Tradicional Chinesa
    1. Limites e Potencialidades
    2. A importância da linguagem
  5. Casos Práticos
    1. Os 5 elementos
    2. Um caso individual
    3. Um sistema

Psiquiatria em Medicina Chinesa

DOMINGO:

30-01-2022 – 10h às 13h & 14hs ás 17hs

A psiquiatria é uma área pouco conhecida e recente da MTC, ela vai do místico/religioso ao clínico. Do exorcismo à compreensão das alterações entre os 5 espíritos, correspondentes aos 5 elementos. Como tem sido a evolução da psiquiatria ao longo dos séculos, da dinastia Shang 1523-1027 Bce aos nossos dias. Como podemos aplicar estes conceitos a perturbações que nos surgem no dia a dia.

Compreender a psiquiatria em MTC, da sua origem aos dias de hoje. A compreensão dos 5 espíritos e a relação com a psiquiatria.
  1. História da Psiquiatria em MTC
  2. A leitura da Medicina Chinesa relativamente a:
  • Esquizofrenia
  • Bipolaridade
  • Depressão
  • Borderline
  1. Como equilibrar cada um dos 5 espíritos:
  • A importância da medicação.
  • Que tipo de prática fazer em caso de doença mental.
  • Exercícios práticos
  1. Psicologia, definição, e historia
    1. Processos Psicológicos básicos
    2. Princípios Básicos
  2. Perturbação mental
    1. Conceito e classificação
    2. Perturbações de Personalidade
  3. Medicina Tradicional Chinesa
    1. Conceitos Básicos
    2. Práticas Físicas – o caso do ChiKung
  4. Pontos de Encontro entre a Psicologia e a Medicina Tradicional Chinesa
    1. Limites e Potencialidades
    2. A importância da linguagem
  5. Casos Práticos
    1. Os 5 elementos
    2. Um caso individual
    3. Um sistema

Docentes

Fernanda Caeiro

Desde 1969, a crescer e viver no Alentejo, mais concretamente no Distrito de Évora. Psicóloga desde 1994, a trabalhar nas áreas, das Adições e da Formação, é Membro Fundador da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Emocional-Psicoterapia Bonding. Em 2004 frequenta o 1º Curso de Instrutores de Chikung Terapêutico e desde então, inclui esta prática na sua actividade profissional quer pelas sessões de grupo, quer pela abordagem individual em alguns casos. Também já ministrou aulas de Chikung na Associação Circulos de Transformação em Évora.

Paula Madeira

Co-fundadora e responsável pelo Curso de Instrutores de Chikung Terapêutico desde 2004. Instrutora e formadora de Chikung. Especialista em MTC. Professora na área da ginecologia e andrologia em MTC na Escola de Medicina Chinesa. Amante da psique e seus comportamentos

Contatos

Preencha os seus dados e receba no seu email toda a informação necessária.

Obrigado por aceitares a aula gratuita de Chi Kung

Serás contatada(o) por telefone pela nossa equipe para marcação da aula gratuita.